A creche, numa fusão constante de cuidados e educação, pode promover experiências valiosas na vida das crianças, das suas famílias e dos profissionais que aí trabalham, desenvolvendo e facilitando a aprendizagem da criança através das interações com o mundo físico e social.
A nossa creche acolhe crianças dos três meses aos trinta e seis meses de idade e possui três salas (berçário, sala de um ano e sala dos dois anos). As nossas salas são espaços abertos facilitadores de uma relação afetiva com a criança e com os pais, permitindo que se estabeleçam relações de confiança. Nesta perspetiva, pretendemos que cada sala seja uma continuidade do espaço familiar, onde quer os pais, quer a criança se possam sentir seguros.
Procuramos proporcionar às crianças um ambiente calmo e afetivo e onde são desenvolvidas atividades que promovem o desenvolvimento motor, sensorial, social e linguístico bem como, o desenvolvimento da autonomia, segurança e hábitos de higiene.
Neste sentido, e segundo diretivas da Segurança Social, o educador elabora o Projeto Curricular de Sala e um Plano Individual (PI) de cada criança, no qual organiza, planeia, reflete e avalia o seu desenvolvimento.
Preconizamos uma ação educativa individualizada em que respeitamos o ritmo individual de cada criança, o que implica uma gestão flexível do currículo, assim como, uma intencionalidade educativa muito própria. Neste contexto de intervenção estão implícitas temáticas como a organização do ambiente educativo, gestão das rotinas, construção de uma relação afetiva e de confiança, privilegiando a colaboração com a família na educação e formação da criança.
No apoio sócio-familiar são prestados serviços direcionados aos cuidados básicos, tais como:
- a alimentação variada de acordo com as idades e as necessidades individuais da criança;
- a higiene;
- a saúde, de forma a promover o desenvolvimento harmonioso, em parceria com a família, despistando precocemente situações de doença, inadaptação e/ou necessidades educativas especiais e respetivo encaminhamento;
- a sesta, como rotina que proporciona um tempo de repouso e bem-estar num ambiente de segurança afetiva e física, prezando o ritmo de cada criança;
- o prolongamento de horário.
O respeito e a focalização na qualidade dos processos relacionais que se estabelecem com a criança, são o fundamento de toda a nossa filosofia que deve orientar um programa educativo de creche. Assim, tendo subjacentes estas intenções, o processo de ensino-aprendizagem deverá contemplar – além do Projeto Curricular e respetivos Planos Individuais - os seguintes princípios educativos:
- Envolver/implicar as crianças em todos os processos de aprendizagem realizados em contexto de sala procurando sempre ampliar as suas vivências e experiências.
- Investir em tempos de qualidade procurando estar completamente disponível para as crianças.
- Aprender a não subestimar as formas de comunicação únicas de cada criança.
- Investir em tempo de qualidade, promovendo a autonomia da criança.
- Respeitar as crianças enquanto pessoas de valor e ajudá-las a reconhecer e a lidar com os seus sentimentos e frustrações.
- Ser verdadeiro e genuíno nos sentimentos para com as crianças.
- Reconhecer os problemas como oportunidades de aprendizagem para as crianças e com eles tentarem ultrapassar as suas próprias dificuldades.
- Proporcionar segurança ensinando a confiança.
- Promover a qualidade do desenvolvimento em cada faixa etária, respeitando a criança para atingir os diferentes níveis de desenvolvimento.