A Educação Pré-Escolar, tal como está estabelecido na Lei Quadro (Lei nº 5/97 de 10 de Fevereiro), destina-se às crianças entre os três anos, até à entrada na escolaridade obrigatória, sendo considerada como “a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida”. A sua frequência tem reflexos positivos na vida futura como cidadão.
Neste espaço, deve estar sempre contemplada a estimulação e o desenvolvimento da criança, respeitando as suas características individuais e promovendo aprendizagens significativas e diferenciadas através de atividades múltiplas e variadas. Desenvolve também, competências sociais, estéticas, afetivas, cognitivas, motoras, linguísticas e manipulativas e, deste modo, a criança tem a oportunidade de aprender a interagir com o meio, a gerir conflitos e a enriquecer as relações de caráter interpessoal e social.
Assim, o trabalho desenvolvido no nosso jardim-de-infância é norteado pelas Orientações Curriculares emanadas pelo Ministério de Educação para a Educação Pré-Escolar em que os objetivos globais pedagógicos definidos pela referida lei se destinam à gestão do nosso currículo.
A operacionalidade do currículo assenta em atividades concretizadas com o recurso às três grandes áreas de conteúdo: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO (Educação Física, Artes Visuais, Dança, Música, Jogo Dramático/Teatro, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Matemática) e CONHECIMENTO DO MUNDO.
Esta articulação de áreas de desenvolvimento e aprendizagem implica reconhecer que BRINCAR é a atividade natural da criança, que melhor corresponde à sua forma primordial de aprender.
A Equipa Educativa do CSPPL privilegia uma Educação holística em que a criança é o centro do processo educativo.
Assim privilegiamos também:
- O contato com os Idosos do Lar “Mãe de Jesus”, através da partilha de atividades intergeracionais promotoras de transmissão de tradições (histórias e reflexões) e/ou em momentos afetivos;
- A realização de eventos, em que valorizamos a participação, o envolvimento e a imprescindível ajuda da família, para a concretização dos nossos projetos;
- O diálogo construtivo e frequente com a família, que permite compreender melhor a criança no seu todo;
- A organização de festas planificadas ao longo do ano em interação com a família nuclear e alargada;
- O respeito pelo espaço (a nossa segunda casa), pelos brinquedos e materiais nele existente;
- Aproximar a escola da comunidade (cantar as janeiras, exposições, colóquios e workshops, intercâmbio com outras Instituições e parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, Juntas de Freguesia, Centros de Saúde e Lipor);
- A utilização e aproveitamento dos nossos espaços verdes e horta onde poderão ser experienciadas pequenas práticas agrícolas, nomeadamente o cultivo de plantas e legumes e uma infinidade de estratégias que vão surgindo.
Preconizamos uma aprendizagem baseada no brincar – O brincar não se ensina, mas através do brincar as crianças aprendem.