No passado domingo, Dia Mundial da Criança, foram muitas famílias que participaram na Eucaristia dominical. Foi um dia e uma eucaristia diferente, em que celebrámos a Ascensão do Senhor, mas também o dia em que lembrámos em especial todas as crianças.
No momento de Ação de Graças, todas as crianças foram convidadas a ir junto do presbitério e aí rezarem e receberem uma Bênção Especial para todas elas. Terminada a aspersão – que àquelas que já foram batizadas recordou o seu batismo, e às que ainda não foram que o poderão e deverão ser – todos regressaram felizes aos seus lugares e por certo que o seu dia foi um pouquinho mais feliz.
O viver com Jesus presente é ser por ele abençoado todos os dias e quanto mais próximo dele as crianças se sentirem, por certo serão muito mais felizes.
Conforme estava planificado no Plano Paroquial de Pastoral, na passada sexta-feira, dia 30 de Maio a Oração do Terço teve lugar no Parque Infantil, junto à Rua Avelino Soares Carneiro, na zona de Avilhó.
Se no primeiro dia que estava também planificado a Oração do Terço ter lugar também fora da Igreja (no dia 2 de Maio) chovia e não se pode realizar; no dia também previsto para a Procissão de Velas, também pelas condições meteorológicas não se realizou a procissão, podemos dizer que á terceira foi de vez!
Num espaço amplo e agradável foi um bom número de pessoas que lá se descolaram para rezar a Nossa Senhora, numa oração orientada e dinamizada pelo Grupo da Catequese e pelos Jovens Vicentinos. A noite estava fresca, mas o calor humano e o momento de oração a todos por certo aqueceu o coração.
No final o pároco agradeceu a todos os presentes e também a quem, com a sua generosidade, tão bem enfeitou o andor de Nossa Senhora e também fez o terço que rodeava o andor.
Se Deus quiser no próximo ano continuaremos com esta dinâmica de levar a Oração do Terço a diversos lugares da nossa paróquia, assim S. Pedro o permita. Até lá continuemos a fazer o que Nossa Senhora nos pediu em Fátima: rezai o terço todos os dias.
Com a aproximação do Domingo de Ramos, as zeladoras da nossa paróquia, convidaram algumas das paroquianas para auxiliarem na preparação do tradicional ramo de oliveira e alecrim, ao qual algumas acederam prontamente. A bênção dos mesmos será feita na respetiva eucaristia. Fica desde já o convite para quem desejar fazê-lo num próximo, manifestar a vontade junto do cartório ou se quiser fazer uma contribuição para ajuda dos mesmos.
Com carinho, dedicação, tempo e alegria a elaboração dos raminhos está pronta para um alegre Domingo Ramos.
A Fruta Feia é uma cooperativa que combate o desperdício alimentar devido à aparência, comprando aos agricultores da região as frutas e os hortícolas que estes não conseguem escoar devido a razões estéticas (calibre, formato, cor) e vendendo-os aos seus consumidores em forma de cabazes em pontos de entrega espalhados pelo país. Ao eliminar intermediários entre o produtor e o consumidor, garante produtos sempre frescos e a um custo mais baixo!
Dia 11 de Março, a Fruta Feia vai inaugurar o seu 18º novo ponto de entrega no Padrão da Légua, que funcionará todas as terças-feiras das 17h00 às 20h30 no Auditório do Padrão da Légua.
Para aderir como consumidor basta registar-se em http://frutafeia.pt/consumidor/register
A exemplo de anos anteriores, a Paróquia do Padrão da Légua está a organizar uma viagem da paróquia, este ano será ao Egito entre os dias 23 e 30 de Julho.
Entre a antiga capital de Mênfis, as pirâmides de Gizé, a ilha de Elefantina, o Tempo de Edfu, o Vale dos Reis e Vale das Rainhas e o Grande Museu Egípcio tudo será visitado, entre muitos outros pontos de interesse no Cairo, Assuão, Kom Ombo, Edfu, Esna e Luxor.
As inscrições terão de ser feitas até ao dia 1 de Maio de 2025. Para mais informações específicas deverão contactar pessoalmente o pároco.
Lique abaixo para aceder ao folheto com todas as informações e também à Ficha de Inscrição.
Folheto completo
Ficha de Inscrição
No passado dia 1 de Fevereiro, os elementos mais novos do nosso Grupo de Acólitos estiveram em formação, sobre o tema: O Ano Litúrgico.
Constituído por um período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos (Quaresma, Tempo de Natal, Pentecostes, entre outros) onde se celebram os mistérios de Cristo, assim como os Santos.
Até Breve,
Continuaremos a dar notícias!
No passado domingo dia 26 de Janeiro, Domingo da Palavra de Deus, teve lugar na Igreja Catedral da nossa Diocese, o Jubileu dos Leitores.
Na homilia o Sr. Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Mariz salientou que “este é um momento de reconhecimento e valorização. Missão importante na liturgia que exige vocação, preparação, humildade e vivência. “Dar a voz à voz de Deus”, ser intermediários entre o emissor (Deus) e os recetores (ouvintes) implica o máximo empenho para se ser bom instrumento de Deus.
Esta importância funda-se na relevância que a Palavra de Deus tem na nossa fé e na liturgia.”
Lembrou ainda que: “somos enviados para o “mar da vida” a fim de darmos vida e rosto à Palavra que escutamos e comungamos. “A Palavra suscita a missão, faz-nos mensageiros e testemunhas de Deus num mundo cheio de palavras, mas sedento daquela Palavra com maiúscula que muitas vezes ignora. A Igreja vive deste dinamismo: é chamada por Cristo, atraída por Ele, e é enviada ao mundo para dar testemunho d’Ele.” Papa Francisco.
Que se possa “CUMPRIR NO HOJE DE CADA HOJE” da minha vida / da tua vida / da nossa vida.
O peregrino precisa de um impulso para iniciar a caminhada, de uma meta, de um rumo e das diretrizes para o conduzir no caminho. “PEREGRINOS DE ESPERANÇA” TEMOS NA PALAVRA DE DEUS a FONTE, o CAMINHO, as DIRETRIZES e a META na nossa peregrinação existencial.”
Da nossa paróquia estiveram presentes vários leitores nesta celebração que renovaram assim a sua caminhada e compromisso neste ministério.
Teve lugar no dia 12 de Janeiro mais uma Eucaristia com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
O objetivo desta iniciativa é que as pessoas com deficiência auditiva, e que conheçam a Língua Gestual Portuguesa, possam participar ativamente na eucaristia. Através da interpretação da Francisca Borges – que também é acólita na nossa paróquia – todos poderão participar e compreender verdadeiramente a eucaristia, mesmo que não a escutem.
Se há já algumas pessoas que participam e aproveitam esta iniciativa, por certo que mais pessoas poderão usufruir desta iniciativa, pelo que a divulgar esta iniciativa é essencial, por isso se conhece alguém com deficiência auditiva diga-lhe que já pode participar integralmente na eucaristia na nossa paróquia.
Conforme consta do Plano Paroquial da nossa paróquia, na eucaristia do dia 12 de Janeiro – dia da Festa do Batismo do Senhor – teve lugar a Festa dos Batizados, para a qual foram convidadas as crianças que foram batizadas nos últimos 5 anos.
Na homilia o pároco relembrou a importância de sermos batizados e que, como aconteceu com Jesus quando foi batizado por João Batista, também quando alguém é batizado os céus se abrem e escuta-se uma voz que diz: “Este é o meu filho muito amado!”. Sim, todos somos filhos amados de Deus e precisamos de recordar isso todos os dias.
Depois da comunhão todos foram convidados a chegar à frente onde depois de uma saudação especial foi feita uma oração por todos, dando graças pelo seu batismo e também pedindo a proteção destas crianças e que, com o exemplo dado pelos seus pais, serão o futuro da Igreja.
Algumas destas crianças – já crescidas – por certo já preparam o futuro, pois já está próxima a integração na catequese onde irão ficar a conhecer mais de perto a história de Jesus e querer ser seu amigo.
Assim seja!
Com o objetivo de uma participação efetiva de TODOS, TODOS, TODOS na eucaristia dominical, e com o início também de um novo ano litúrgico, iremos começar a ter Eucaristia com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, sempre no segundo domingo de cada mês, na eucaristia das 10h00 de Domingo.
Esta iniciativa tem como objetivo podermos proporcionar às pessoas com deficiência auditiva uma participação mais efetiva e integrada na eucaristia dominical.
A primeira eucaristia com interpretação em Língua Gestual Portuguesa será no dia 08 de Dezembro, pelas 10h00.
No dia 5 de Outubro tivemos o nosso momento de convívio e oração.
Este ano foi em Leça do Balio, no Mosteiro. Começamos com um momento de oração, orientado pelo nosso pároco, Pe. Mário. Continuamos com a partilha de conhecimento e enquadramento histórico e arqueológico, que a Dra. Conceição Pires, do Gabinete Municipal de Arqueologia e História da Câmara Municipal de Matosinhos no proporcionou. Desta partilha ficou uma frase a ecoar: “o património somos nós”. De facto, se não preservarmos primeiro esse património, nada poderemos fazer. Não conseguiremos, decerto, conservar o que nos foi deixado, nem tão pouco fazer memória para as gerações futuras.
Continuamos a manhã com uma visita guiada pelo Pe. Mário à torre, e em seguida uma visita à casa do Mosteiro, guiada pela colaboradora da Fundação Lello.
Assim, passamos a manhã. Depois da partilha da oração e do conhecimento, chegou a hora da partilha do alimento. Como o tempo não estava a colaborar, tivemos de passar ao plano B e não almoçar no exterior, mas sim no salão da paróquia de Leça do Balio.
Que momento agradável! Além do excelente almoço, partilhamos conversas, músicas… e no final foi dada uma pequena lembrança juntamente com um poema que foi a oração final.
Agradecemos a todos a partilha, a boa disposição e as boas receitas…
Já estamos a caminho neste Peregrinar na Esperança que nos é proposto no nosso Plano Pastoral para 2024/2025.
Continuamos a confiar no Espírito Santo para nos guiar.
Vamos com Fé!
No passado domingo, na eucaristia dominical, teve lugar a primeira Bênção das Mochilas. Conforme disse o pároco, na introdução do momento, a bênção não era para as mochilas, mas sim para as crianças e jovens e para o ano escolar, pois este momento pretendia pedir a bênção de Deus para o ano escolar que se iniciou há pouco.
Foram muitos os que aceitaram esta chamada e desafio e vieram à eucaristia com a sua mochila escolar. Para muitas crianças e jovens, foi uma excelente oportunidade de virem com os pais à Eucaristia – algo que infelizmente nem sempre acontece.
Depois de uma celebração tão bela e bem participada, já se espera pelo início do novo ano letivo para se poder repetir a experiência.
Para a posteridade ficam algumas fotografias e também um vídeo que está partilhado na página de Youtube da paróquia e que poderá aceder clicando aqui .
No segundo domingo do mês de Setembro, como é a tradição, a nossa paróquia celebra a Festa do seu Padroeiro, o Senhor Jesus do Padrão da Légua, a Festa da Exaltação da Santa Cruz (que liturgicamente se celebra no dia 14 de Setembro).
Como de habitual os paroquianos juntaram-se junto do cruzeiro que dá nome à nossa paróquia. Aí rezaram e deram início à procissão. No percurso que a todos levou até à Igreja paroquial, peregrinaram com leituras e cânticos. Chegados à Igreja foi celebrada a Eucaristia Solene. Na homilia o pároco lembrou que a cruz onde Jesus foi crucificado era colocada à adoração aos peregrinos em Jerusalém na Sexta-feira Santa e no dia 14 de Setembro (dia da Exaltação da Santa Cruz). Essa cruz, entretanto, desapareceu, mas a contemplação à Cruz continua, pois a cruz continua a ser a presença de Jesus no mundo. A cruz que para muitos continua a ser símbolo de sofrimento, de tortura e de dor, mas para nós cristãos é também símbolo de entrega, de libertação, de Amor!
No final da Eucaristia o pároco agradeceu a todos os que colaboraram na celebração desta festa e também às autoridades civis presentes, lembrando que apenas com a colaboração e a presença de todos é possível celebrar e festejar esta Festa do Senhor Jesus do Padrão da Légua.
Para a posteridade ficam algumas fotos desta festa.